segunda-feira, junho 27, 2005

Ao meu irmão Bruno Affonso de André Almeida

Há quase dois anos eu estava na antiga Casa Verde tomando uma cerveja com o DCMFDP, Pedô, Anselmo, Rafael Caraio et caterva, quando uma ligação de São Paulo nos tirou do habitual sossego e nos levou a um desespero mórbido, daqueles de cortar o fogo. A Kátia Mello ligou à república contando que meu primo - verdadeiro irmão e amigo de longa data do DCMFDP - Bruno Affonso de André Almeida sofrera um acidente grave na estrada Carlos Tonani, que liga Monte Alto a Jaboticabal. Ligamos para o Carlão, para o Cudi, para o Megro, para meu pai, para a puta que pariu, atrás de notícias. Passamos uma noite do cão buscando por notícias e novidades. O medo em perdê-lo dominou nossos ossos que tremiam apesar do calor daquela noite. Tive de ser forte e segurar os pensamentos mais desgraçados da minha irmã e do Daniel, que temiam pelo pior. Com as novidades, e sendo sereno, pude analisar que a situação não era grave a ponto de uma morte - que infelizmente aconteceu no outro carro envolvido no acidente - e tentava acalmar os dois.

No outro dia fui a Monte Alto, e tomei pé da situação. Pude vê-lo na UTI, ignorando eu os regulamentos hospitalares que me proibiam de chegar até àquela seção do hospital. Chegando lá, um dia após o acidente, percebi que ele só teria problemas ortopédicos - como já adiantara minha prima Maria Fernanda, outra irmã que tenho. Aquela visão mórbida, com o rosto dele defigurado, com o maxilar mais inchado que dedão de bailarina, todo arrebentado, com os ossos à mostra sendo sustentados por cabos de aço, foi quebrada por um ato que somente dele eu esperaria. Ao me ver - e isso ele nem lembra dado o tanto de remédio que tinha no organismo - ele me disse, como primeira palavra": "Cebola, me tira dessa 'porca madona' desse hospital". Mesmo com aquela situação desgraçada, consegui sentir graça. Graças a Deus, ele ainda estava ali. Ao levantar sua mão para me saudar, coisa que não deveria fazer, um apito contínuo (sim, aqueles de quando a pessoa desencarna - começou a apitar em vez do intermitente "pi...pi...pi...pi". Percebi na hora que o cabo havia soltado. Ele esbugalhou os olhos, e a Fernanda rapidamente ligou o cabo.

Depois disso, muitas outras visitas ao hospital, sempre com algumas risadas impossíveis à maioria dos que visitam enfermos, ele foi se restabelecendo. Seu "carro", que muitas vezes eu mesmo sentava nele e dava um rolê, os churrascos onde ele ficava na cadeira com a boca cheia de arames, as visitas em que ele teimava em esforçar a perna, apesar dos protestos de todos - do Sanfim à Laís, seus testemunhos das agruras de deficiente que passou, o primeiro fogo amarrado de cadeira de rodas - que quebrou a entrada da casa inteira - até as baladas em Monte Alto e São Paulo que estive com ele - e isso inclui a falta de álcool em um sábado qualquer regado a gin e música indie. E como não citar o dia em que minha cunhada chegou para mim em Pirassununga e perguntou: "Cebola, você conhece o amigo aleijado do Aranha". "Amigo aleijado do Aranha????", respondi, meio a intermináveis gargalhadas da Michele. Não que não seja amigo do Aranha, mas ele é o MEU primo, o Zé Galinha. E olha só onde a fama dele chegou.
Não dá pra contar detalhadamente tudo o que se passou nesse meio tempo. Só que graças a Deus, agora chega ao fim mais uma batalha desse meu primo que pela afinidade se tornou irmão desde imemoriais tempos em que botávamos fogo no Paraíso, jogávamos bola na área da casa dele com riscas marcadas com tijolo cru, caçavamos escorpião, nos dávamos chutes, mordidas e socos. Seu fêmur agora colou. Que agora essa caminhada dele seja a mais profícua e intrépida o possível, e que agora seja feita sem muletas. Como demonstração da minha mais sincera alegria pelo restabelecimento, tenho uma frase a escrever:

PUTA QUE PARIU BRUNO, VÊ SE TOMA MAIS CUIDADO COM ESSA MERDA DESSA PERNA AGORA!!!!!!

Te amo Zé Galinha



Eu, o Bruno e o Caique. Minha família, modéstia a parte, é foda!

7 Comments:

At 4:44 PM, Anonymous Anônimo said...

puta merda Cebola!!!!!! To meio sentimental hoje!!!!! ja limpei os olhos umas 4 X... ta foda.. valew mesmo!!!!!!!!!!!

 
At 9:13 AM, Anonymous Anônimo said...

Tudo isso faz me passar um filme na cabeça...

Lembro que, no dia do acidente, estávamos todos prontos para ir à formatura do Breno, em Araraquara, quando o Caíque ficou sabendo pelo Toninho do acidente... Eu liguei para ele e ele estava se dirigindo ao local...

Então, eu e o Renatinho desistimos, juntos, de ir à formatura e resolvemos ir para lá também... Lembro que eu mal conseguia dirigir...

Chegando no local, o estado dos carros denunciava a gravidade do acidente... Mas as vítimas já haviam sido levadas para o hospital em Jaboticabal...

Em Jaboticabal, eu mal sabia o que fazer: se eu consolava o Fabrício, se eu corria atrás de notícias do Zé... Lembro que foi muito agoniante a espera: ninguém, até então, sabia com precisão do estado do Zé - sabíamos apenas que a Yramaia estava bem.

Quando vimos que não adiantaria ficar por ali, voltamos para Monte Alto... Chegando lá, eu não conseguia parar de vomitar - e cheguei a desmaiar, pela primeira vez na vida...

Só fui sossegar, quando, no dia seguinte, consegui "invadir" a UTI e ver com meus próprios olhos o Bruno.

A partir daí, foram semanas de visitas, primeiro ao hospital, depois à sua casa, até ele ser liberado a voltar a São Paulo (lembro que foi próximo do feriado de 25 de janeiro deste ano).

Tirando a "síndrome do garoto enxaqueca" (o moleque nao parava de reclamar), ele realmente é um vencedor.

EU FALEI, FILHO DA PUTA, QUE TUDO IA FICAR BEM!!!

 
At 10:05 AM, Blogger Henrique Affonso de André said...

Não, o bicho só reclamava... em vez de agradecer por não ter acontecido algo pior, só reclamava que doia isso, aquilo, que o cu estava sujo, que a cadeira de rodas estava mal engraxada...

é, é verdade, vcs tavam indo pra formatura... pq será ninguém esquece desses momentos?

 
At 11:01 AM, Anonymous Anônimo said...

realmente foi foda!!!!!!!! vcs não imaginam a minha felicidade de voltar a ser o mesmo de antigamente....

 
At 1:46 PM, Anonymous Anônimo said...

Zé, na verdade, você não voltou a ser o mesmo de antigmente... Você está um pouco mais chato...

 
At 11:19 PM, Anonymous Anônimo said...

No dia do acidente, eu estava indo para uma balada, puto da vida por não estar indo na formatura do Breno. Já estava de fogo, quando, ao entrar na balada ligo para o Cassius e soube da noticia. Liguei logo após para o Caique, e o mesmo confirmava...Eu, a 600 km louco e puto...Lebro a roupa que eu estava vestido, a bebida que eu estava tomando, os meus amigos e amigas ao meu redor. Lembro também da cara de espanto deles de ver a minha cara de assustado, perguntando o que tinha acontecido.
Mas foi-se, passado, agora temos um Zé Galinha normal, porém mais chato!!!hahaha...

 
At 3:44 PM, Anonymous Anônimo said...

é massa ser um pouquinho chato!!!!

 

Postar um comentário

<< Home