sexta-feira, julho 01, 2005

Argh!araquara!

Hoje vou à Araraquara do fedor de bagaço de laranja. Atendendo a uma convocação de amigos queridos - Waldomiro Lourenço Neto, Caio Quiles, Breno Cabeção e Happy. Há muito tempo não vejo meus amigos de Monte Alto, sintoma do trabalho, e como o Breno lá estuda, e amanhã é seu aniversário, nada mais justo que andar os 40 abeçoados quilômetros que separam a Capital da Tecnologia da coloninha.

Odeio Araraquara. Me perguntam o porquê, e talvez não existe uma resposta plausível. Por que nós brasileiros odiamos a Argh!entina? Por que nós paulistas odiamos o Rio de Janeiro? Ainda que nestas três rivalidades a vantagem esteja comigo (Brasil é melhor que o país vizinho, São Paulo é melhor que a vergonha do Brasil e Sanca é mehlor que a vila dos trabalhadores da Lupo e da Cutrale) eu acho importante que estas rivalidades sejam fomentadas. Outra que me lembrei: como montealtense, odeio Taquaritinga. E como federupa, odeio a USP/Caaso.

Lembro que quando a Laís foi nascer em Monte Alto - já morávamos em São Carlos - , o carro do meu pai quebrou em Ibaté. Uma história longa, muito longa. Meu pai foi correndo até o Posto Nossa Senhora de Aparecida, ligou para seu finado sócio Sidnei Júnior e este como um anjo foi até lá e emprestou um carro para que seguissemos viagem. Isso com minha mãe tendo contrações. O fato é que com a bolsa da minha mãe estourada, e eu e a Mariana no banco de trás do carro, saímos dos limites de Ibaté em um Voyage e eu e meu pai desesperados: "Mãe, segura aí que araraquarense não vai ser!" e corria. Chegou em Matão relaxou, tudo bem, seria um acidente de percurso que contaríamos rindo à Laís no futuro. Mas quando chegou aos limites de Taquaritinga, novamente o desespero: "Aurinha, segura que taquaritinguense pé vermelho não vai ser". Passando a fazenda São Sebastião meu pai falou: "Pronto Aurinha, agora já pode nascer".

O que motiva as rivalidades entre os povos? Tamanho, progresso, futebol, mulheres... pode até ser. Mas creio que não é só isso. Aliás, é algo muito mais subjetivo que essas coisas aí, que são mais conseqüência que motivo. O fato é que o ser humano tem a necessidade inconsciente de, ao fazer parte de um grupo, sempre escolher um grupo inimigo. Desta necessidade vêm as disputas regionais. Como os homens da caverna lutavam para levar o animal morto para seu território ou impedir que o inimgo entrasse nas raias de seu chão. Assim ainda somos. Odiamos argentinos porque? Só futebol? Conseqüencia. Odeio Araraquara? Conseqüência. Conheço muitos argentinos e araraquarenses boa gente, mas é sempre aquela coisa: se me perguntarem o que eu acho, vou falar que é uma merda, que o povo é filho da puta e que a cidade é atrasada.
Não é por mal, mas com estas rivalidades se fomenta o sentimento de amor ao chão que vive. Com essa rivalidade uma cidade vai tentar se fazer melhor que a outra. E, assim, as cidades há mais de um século vivem uma furando o olho da outra, mas crescendo.

Inácio de Loyola Brandão no início da década de 90 recusou um título de cidadão são-carlense (que não deveria nem ter sido cogitado aqui). Fez o certo, e explicou o porque em uma crônica no Estadão. Para ele, a raiz da rivalidade foi a escolha da sede do bispado pela Igreja Católica na região. São Carlos era menor e mais atrasada, mas escolheram aqui como sede do episcopado. O povo de lá queria morrer de sarna de raiva. Em todas as missas, tinham depedir a Deus proteção ao Papa, ao Arcebispo Primaz do Brasil e ao Bispo de São Carlos. E contou do futebol (AFEX Paulista e Grêmio), da indústrias (Lupo, Climax...) das mulheres. Eu já cheguei a brigar em turma aqui em São Carlos e lá em Araraquara, turmas de uma cidade contra a outra. Arrumei briga com alunos do Anglo de Araraquara em um amistoso entre as duas cidades... enfim, minha vida inteira eu cresci odiando Araraquara. Motivo, muitos. Razoáveis? Nenhum, talvez um ou outro. E daí? Da rivalidade entre as cidades para se tornarem mais prósperas, as duas v6em crescendo. Uma tirando verbas estaduiais e federais da outra. E nessa, lógico, São Carlos vem levando a melhor. Somos melhores em tudo.


Em tempo: O Dog contou à prof. dra. Gladys minha teoria de que Araraquara era cidade irmã de São Carlos. "Por que ele diz isso, Douglas?", e ele respoindeu: "É que segundo ele, amigo a gente escolhe, irmão não".

Sabem qual a melhor coisa de Araraquara? A saída para São Carlos.

4 Comments:

At 9:11 PM, Anonymous Anônimo said...

Araraquara é bem melhor que São Carlos Cebola, e ponto final!
Eu nasci lá!!!Isso já torna a cidade infinitamente superior!!!

 
At 8:26 AM, Blogger Henrique Affonso de André said...

Acho que este é o principal motivo dela ser uma merda, Cotis!

 
At 12:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Araraquara é uma merda , a pior cidade que ja morei e olha que ja morei em muitas.

 
At 3:23 AM, Anonymous Anônimo said...

Nem shopping sao carlos tem direito...

 

Postar um comentário

<< Home